quinta-feira

COMO VENCER OS GIGANTES?

SERMÃO EM 1 SAMUEL 17:1-53


TEMA: COMO VENCER OS GIGANTES?



INTRODUÇÃO



1 Samuel 17:1-53 fala sobre uma batalha de Israel contra os filisteus – Os dois

exércitos se posicionaram em dois montes separados por um vale. De repente surge um gigante do lado filisteu. Era Golias. Tinha mais de 3 metros. Usava uma armadura de mais de 80 Kg. A ponta da sua lança pesava mais de 12 Kg. Ele desafiou os soldados de Saul. Todos ficaram com medo e fugiram. O gigante apareceu 40 dias, de manhã e à tarde e todas as vezes, os soldados de Israel se encolheram de medo. Então, aparace o jovem Davi. Era pastor de ovelhas. Mas inconformado com a insolência do gigante, resolveu enfrentá-lo. Apesar das críticas de seu irmão Eliabe, da descrença de Saul e da zombaria do próprio gigante, Davi venceu Golias e tornou-se um herói nacional.

Vencedores de gigantes sabem que a vitória vem de Deus,e para ser um vencedor precisamos entender alguns principios:





1. Os vencedores de gigantes não nascem, eles são feitos - Nesse processo não existe sorte nem azar, mas confiança em Deus, determinação e muito trabalho. Thomas Alva Edson disse que nossas conquistas são resultado de 10% de inspiração e 90% de transpiração. Vencedores de gigantes não olham para os obstáculos, mas para as oportunidades. Estava coberto de razão Henry Ford: “Obstáculos são aquelas coisas tenebrosas que vemos quando desviamos os olhos de nossos objetivos”.



2. Os vencedores de gigantes são perseverantes – Quando Thomas Alva Edson inventou a lâmpada elétrica, fez mais de duas mil experiências antes de obter sucesso. Um jovem repórter perguntou-lhe como se sentia tendo fracassado tantas vezes. Ele respondeu: “Eu nunca fracassei. Inventei a lâmpada elétrica. Só que esse foi um processo de dois mil passos”. John Milton ficou cego com 44 anos. 16 anos depois, escreveu o clássico Paraíso Perdido. Ludwig Van Bethoven com 46 anos, após uma perda progressiva da audição, ficou totalmente surdo. Apesar disso, compôs a sua melhor música, inclusive 5 sinfonias, durante seus últimos anos. Alexander Graham Bell quando inventou o telefone em 1876 não impressionou muitos possíveis patrocinadores. Depois de dar um telefonema para demonstração, o presidente americano Rutherford Hayes disse: “É uma invenção surpreendente, mas quem iria querer usar um desses?”



3. Vencedores de gigantes identificam os gigantes que se colocam em seu caminho – Os gigantes existem. Eles estão espalhados por toda a parte. São numerosos e opulentos. Uns são reais, outros fictícios. Uns nos atacam por fora, outros por dentro. Muitos gigantes existem apenas em nossa imaginação. Nós os criamos e eles se tornam mais fortes do que nós. Fabricamo-los no laboratório do medo e eles se levantam como monstros para nos atormentar. Quais são os seus gigantes? 1) Medo; 2) Ansiedade; 3) Crise financeira; 4) Depressão; 5) Solidão, Casamento ou Divórcio; ? 5) Vestibular; 6) Emprego; 7) Vícios; 8) Timidez; 9) Culpa; 10) Velhice; 11) A morte; 12) Eternidade?



CONCLUSÃO



• Ainda há gigantes para você vencer e vitórias para você celebrar. Ainda há pessoas desanimadas para você encorajar, ainda há oportunidades para você exaltar o nome de Deus. A luta continua. O jogo ainda não acabou.

• O jogo final do campeonato de futebol entre as Universidades da California e Georgia. Roy Rigels fracassou no primeiro tempo. O técnico lhe disse: “Coragem, o jogo não acabou. Volte a campo, lute e vença.” Ele voltou, virou o placar e conquistou retumbante vitória.

• Queridos irmãos, a luta continua, mas a vitória é certa. Você pode ser um vencedor de gigantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário