quinta-feira

A Marca do Perdão

A MARCA DO PERDÃO
E perdoa-nos as nossas dividas, assim como perdoamos aos nossos devedores. (Mt 6:12)
Objetivo Geral
Refletir sobre a grandiosidade do perdão de Jesus, como devemos ser gratos a Ele por isso e exercitar o perdão na vida das pessoas e na nossa própria vida.
Comentário
O verbo perdoar vem do latim comum "perdonare" (de per- + "donare", dar). De maneira que per-doar quer dizer doar completamente.
Significa deixar de querer mal a alguém responsavel por um ato desagradável, hostil, que o prejudicou ou fez sofrer, renunciando a aplicação de um castigo ou punição; não guardar ressentimento em relação a um agravo. O mesmo que absolver, desculpar, esquecer.
1 - Jesus e o Perdão
Jesus Cristo exerceu plenamente o perdão, perdoou inteiramente, deixando Suas marcas de perdão em Seus ensinamentos e ações.
1.1 - Jesus ensinou sobre o perdão
Quando perguntado por Pedro, falou sobre o perdão ilimitado, (Mt 18:20-21). Em suas parabolas enfatizou muito o perdão, ao ensinar a oração modelo inseriu nela a necessidade de perdoar (Mt 6:12), Nas parabolas: diante do juiz (Mt 5:25-26), o servo cruel (Mt 18:23-35), os dois devedores (Lc 7:41-43), o filho prodigo (Lc 15:11-32).
1.2 - Jesus exerceu o perdão
Vamos encontrar nos evangelhos expressões como: "perdoados te são os teus pecados" (Mt 9:2), expressão repetida muitas vezes, "Nem eu também te condeno" (Jo 8:11), "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Lc 23:34).
1.3 - Jesus viveu o perdão
Uma das grandes manifestações de perdão, de não ressentir, doar completamente, absolver e esquecer foi com o apóstolo Pedro. Depois de negá-lo diante de pessoas simples, jurando que não o faria e de "ir pescar", voltar a velha vida de pescador; Jesus se apresenta para Pedro e numa atitude maravilhosa, lhe dá pão e peixe, não o censura, não joga em rosto o erro, não o condena. Simplesmente vê arrependimento nele e lhe dá uma missão: "apascenta os meus cordeirinhos". Em outras palavras diz: "Pedro, esqueça o que passou, vamos em frente". Que bom que tenhamos esta mesma atitude para com nossos irmãos, e conosco mesmos.
2 - Implicações de não perdoar
Jesus ensinou, perdoou e viveu o perdão, porque ele sabia que a falta dele é muito prejudicial ao ser humano. Vejamos as implicações de não perdoar:
2.1 - Implicações espirituais
"Vosso pai celeste não vos perdoará". É muito serio isso, se eu não perdoar, Deus não me perdoará. O perdão de Deus esta condicionado ao nosso perdão aos ofensores. Então perdoar é uma questão de sobrevivencia espiritual e não simplesmente uma questão social.
2.2 - Implicações emocionais
A falta de perdão é sempre ligada ao ressentimento, ressentir, re-sentir (sentir dor de novo). Toda vez que a pessoa lembra da ofensa, sente dor de novo; ela está ressentida, isto causa um profundo cansaço na alma, e um stress. O perdoar tanto protege o corpo como aliviam e limpam a alma.
2.3 - Implicações fisicas
Além da saúde espiritual e emocional, existem varias provas de que deixar para trás a hostilidade protege a saúde fisica. Um estudo, citado na revista Seleções Rearde's Digest (Outubro/2009) sobre Perdão e saúde fisica realizado pela Universidade do Winsconsin, mostrou que aprender a perdoar pode ajudar individuos de meia idade a evitar doenças cardiacas. O estudo mostra também que cinco minutos de pensamentos de ressentimentos que provoquem agitação, raiva e desgosto podem diminuir o (VFC - Variabilidade da Frequência Cardiaca), esses cinco minutos de pensamento negativo desaceleram a reação do sistema imunológico que defende o organismo, abrindo a porta para problemas de ordem orgânica e do sistema nervoso.
3. Perdoar é decisão
Alguém já disse acertadamente que não perdoar, guardar ressentimento "é como tomar um copo de veneno e esperar que o outro morra". Grande verdade! O maior prejudicado com a falta de perdão somos nós mesmos. E não se aplicam só uns aos outros, mas também a nós mesmos, quando apesar dos erros e culpas somos capazes de nos perdoar e deixar de nos sentir-mos merecedores de castigo.
3.1 - Perdoar é esquecer
Perdoar não é esquecer nem persistir no erro. É começar de novo, com a experiência adquirida, sem os rancores a sobrevoar e confundir as possibilidades do presente. Assim como o amor, o perdão não é algo que se dê ao outro, mas um presente vital que damos a nós mesmos.
3.2 Perdoar é ser cristão
Todo verdadeiro cristão tem essa caracteristica de Cristo: sabe perdoar, mesmo antes de alguém pedir perdão, ou mesmo que o ofensor nunca peça perdão. Esta foi e é uma forte marca da vida de Jesus, nos perdoou antes de nascermos, nos perdoa hoje, e nos perdoará sempre que nos arrependermos de coração. Se voce tem dificuldades de perdoar alguem ou a si próprio, é melhor rever esse conceito, pois a sua salvação pode estar comprometida: Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas (Mt 6:15).
3.3 - Perdoar é decisão
Esta aqui uma grande chave para se perdoar alguém, que não temos a disposição de perdoar: perdoar não é sentimento, perdoar é decisão. Eu não preciso "sentir" para perdoar, eu tenho que decidir perdoar. Ouço constantemente: "Eu ainda não senti de perdoar fulano", talvez nunca venha sentir. O coração do homem é propenso ao rancor, à vingança, a magoa, ao ressentimento. A carne não quer perdoar. O segredo é: mesmo não sentindo, mesmo não querendo, mesmo que o ofensor jamais lhe peça perdão, chegue diante de Deus e declare o perdão a essa pessoa. É incrivel, mas lhe garanto depois que voce fizer isso, o sentimento vira naturalmente. O ódio, a mágoa, o ressentimento desaparecerão por completo e voce percebera que assim como o amor, o perdão não é algo que se de ao outro, mas um presente vital que damos a nós mesmos.
Conclusão
Jesus é o nosso maior exemplo do que é perdoar. Ele foi incompreendido, humilhado, traido, crucificado, morto, exatamente por aquelas pessoas que curou, alimentou, deu esperanças, fez sorrir: "Ele veio para os que eram seus. Mas os seus não o receberam" (Jo 1:12a). Sofreu a dor do abandono, da ingratidão, da solidão, da vergonha e mesmo diante de tudo isto, ele os perdoou, ele nos perdoou. E mesmo que "os seus" ate hoje não o reconheçam e não lhe peçam perdão, ele já os perdoou por antecipação: "Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Sigamos o seu exemplo.
Aplicação Prática
1. Decida perdoar as pessoas que lhe infringiram sofrimentos. Não se permita mais ficar sem comunhão com Deus, sem ter os pecados perdoados. Não permita que demônios aprisionem teus pensamentos e emoções, enfermando sua alma e seu corpo.
2. Não espere que as pessoas mudem ou peçam perdão para que voce decida perdoa-las. O perdão é uma decisão pessoal, que trará resultados em sua vida, e não na do proximo. Cada pessoa é responsavel por si diante de Deus.
3. Perdoe sempre. Não estabeleça limites para o perdão porque voce estara pondo limites na graça de Deus.
4. Não meça as pessoas tendo a si mesmo como padrão de medida. Todos nós somos pecadores e falhamos com Deus. Pode ser que voce não cometa o mesmo erro cometido por aquele que te ofendeu, mas erra em outros aspectos. Lembre-se: "Somente aquele que nunca cometeu pecados é que pode atirar a primeira pedra".
Fixação de Aprendizagem
1. Qual a origem da palavra perdoar? Defina seu significado
2. Qual a diferença entre sentimento e decisão de perdoar?
3. Voce tem dificuldade de perdoar alguém? Pratique o aprendido.
Fonte: revista da Escola Biblica Dominical "Explicando as Escrituras Jovens e Adultos" da Igreja Metodista Wesleyana

Nenhum comentário:

Postar um comentário