quarta-feira

DOUTRINA DO ANIQUILACIONISMO - SONO DA ALMA
Quando o assunto é sobre a alma, duas classes de crenças se manifestam: A dicotomia e a tricotomia. Os dicotônicos crêem que possuímos somente corpo e espírito, já os tricotônicos crêem na existência de corpo, alma e espírito.
Os dicotônicos, se valem de Gênesis 02:07 "Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Eles dizem então, que a alma, é o resultado do fôlego de vida e do pó da terra, dai, surge a doutrina do sono da alma, visto que quando o corpo morre, esta alma dorme, pois que a alma sozinha não teria vida própria, precisando do fôlego de vida (espírito humano), mais o pó da terra.
Os dicotônicos, dizem que a tricotomia seria uma heresia de Platão, e que a imortalidade da alma, seria a primeira mentira do diabo.
Isso não é verdade, visto que a tricotomia é uma crença anterior a Platão, e a doutrina da imortalidade da alma não é nem a primeira mentira do diabo, e nem ao menos é mentira!
Eles se validam da seguinte citação: Gênesis 03:04 "Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis."
De fato esta era uma mentira do diabo, visto que Deus havia dito que certamente morreriam ao comer do fruto (Gênesis 02:17). Mas não foi a primeira mentira do diabo, a primeira foi lá no céu, enganando aos anjos (Apocalipse 12:04). De fato o diabo estava mentindo ao dizer que eles não morreriam, mas isso não quer dizer que a doutrina da imortalidade da alma seja uma mentira, o diabo dizia que o corpo deles não iria morrer, mas não se tratava da alma, tanto que Deus disse: "porquanto és e em te tornarás." Gênesis 03:19. Deus não falou sobre a alma (fôlego de vida), mas sobre o corpo, que fora feito do pó. Logo, a doutrina da imortalidade da alma, não é mentira nem doutrina do maligno, mas como veremos, é uma doutrina bíblica.
A tricotomia é uma doutrina bíblica, veja: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." I Tes. 05:23. Neste versículo, percebemos que nós também somos um trindade humana, visto que somos feitos a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 01:26), concluimos que nós não somos 03, mas uma única pessoa, assim é nosso Deus, não 03, mas um, sendo a Trindade na unidade.
Analisando os versículos usados pelos anunciadores da doutrina do sono da alma:
Os principais grupos religiosos que pregam o sono da alma, são os adventistas do sétimo dia, e as testemunhas de Jeová, que herdou a doutrina dos adventistas, visto que Challes T. Rusell era adventista antes de fundar as testemunhas de Jeová, que a princípio era chamada de Rusellitas.
Estes grupos e outros, se validam das seguintes passagens:
"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." Eclesiastes 09:05-06.
Estes grupos se esquecem de uma regra de interpretação: O contexto. O livro de Eclesiastes foi escrito por Salomão, que estava se referindo as vaidades feitas debaixo do sol. O termo "debaixo do sol" aparece 30 vezes por todo o livro de Eclesiastes, e o termo "debaixo do céu" aparece por 03 vezes (Ecl. 01:13/ 02:03/ 03:01).
Logo, em Eclesiastes 09:05-06, trata-se de que não há mais lembrança do que se faz debaixo do sol (céu), mas continuam a se lembrar do que fizeram ainda em vida, como veremos mais adiante.
Se não interpretarmos corretamente os versículos em estudo, teríamos que dizer que também não há recompensa para os mortos, logo, de que adiantaria servir a Deus? E que pena teria o ímpio? Logo, os versículos se tratam da vaidade que há debaixo do sol, das pessoas que se alegram em possuir vários bens materiais, porém, Salomão nos esclarece que não há como levar seus bens a morte. A recompensa haverá sim, e os grupos anunciadores do sono da alma também acreditam nisso, mas não estariam eles em contradição?
Utilizam também o Salmo 115:17 "Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio." Novamente falta um interpretação e leitura do contexto: "Mas nós bendiremos ao SENHOR, desde agora e para sempre. Louvai ao SENHOR!" Salmos 115:18. Ora, nós não morreremos na morte eterna, visto que louvaremos ao Senhor para todo o sempre! Ele não foi para a morte a qual ele se refere, ou seja: separação de Deus. Existem alguns que estão mortos mesmo em vida: Mateus 8:22 "Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me e deixa aos mortos sepultar os seus mortos".
Os grupos também utilizam o seguinte versículo: "Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade. Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão." Eclesiastes 03:19-20.
Novamente falta a estes grupos um estudo amplo do contexto. O capítulo 03 de Eclesiastes já começa dizendo: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" Eclesiastes 03:01. O versículo 16, do mesmo capítulo confirma: "Vi mais debaixo do sol: no lugar do juízo, impiedade; e no lugar da justiça, impiedade ainda." Eclesiastes 03:16.
Logo, os versículos em estudo, não falam do sono da alma, mas falam do corpo, que volta ao pó, você consegue me mostrar neste versículo algo falando da alma? Pergunte isso a um membro destes grupos.
Vamos analisar mais um versículo: "Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá." Ezequiel 18:04.
Vamos fazer uma análise do contexto, antes de tirar conclusões? O capítulo 18 de Ezequiel, está falando que a salvação é individual, o filho não paga pelos pecados do pai, nem os pais pelos pecados dos filhos. Deus chama as pessoas ao arrependimento, diz que se eles se arrependessem, viveriam. Logo, concluimos: Se houvesse a morte da alma, só haveria para os condenados, não para os salvos. Os salvos não ficariam dormindo, mas em algum lugar, veja:
" andando nos meus estatutos, guardando os meus juízos e procedendo retamente, o tal justo, certamente, viverá, diz o SENHOR Deus." Ezequiel 18:09.
Então, quando o diabo disse que Adão e Eva não morreriam, ele mentia, pois o corpo deles morreu, mas no versículo apresentado, Deus fala: "certamente, viverá" logo, há alguma consciência sim após a morte!
Mas, qual é a morte da qual Deus fala no versículo 04 ? Os grupos em estudo só mostram o versículo 04, não mostram o versículo 20 e 21, vamos ler:
" A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Mas, se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá." Ezequiel 18:20-21.
A morte então do versículo 04, é somente para os ímpios, e essa morte, é a separação de Deus, a alma sem Deus, fica como morta, visto que nossa alma deseja a vida em Deus:
Salmos 42:2 "A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo".
Logo, a alma que pecar, morrerá, isto é, será separada de Deus, irá para a segunda morte, no sofrimento eterno (Marcos 09:44/ Apocalipse14:0911/ 20:10 e 14).
Mais uma referência, a preferida deles: "Assim falou e, depois, disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono." João 11:11.
Falava Jesus do sono da alma? Onde estava Lázaro? No paraíso? Então por que Jesus o ressuscitou? No hades? Então há salvação depois da morte? Dormindo, inclusive a alma? Então existe o sono da alma?
Existe uma regra na hermeneutica: Onde a Bíblia se cala, eu devo me calar também. Podemos somente "especular" sobre o tema: Lázaro estava no paraíso, e Cristo o ressuscitou, e Lázaro tornou-se uma pregação viva. Vamos analisar o contexto:
"Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isso da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono." João 11:12-13.
O discípulos cuidavam que fosse o repouso do sono comum, Cristo fala claramente: "Então, Jesus
disse-lhes claramente: Lázaro está morto" João 11:14.
Isto é, o corpo de Lázaro estava no sono, sobretudo, não a sua alma, como veremos mais a seguir.
As seitas, não tendo como fundamentar as suas crenças, chegam ao absurdo de adulterarem as escrituras. Jesus disse ao ladrão que estava ao lado dele na cruz: "Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso." Lucas 23:43.
As testemunhas traduziram da seguinte forma: "E ele lhe disse: 'Deveras eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso."'
Alguns ainda traduziram: "Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso". Esta vírgula não existe nos originais!
Essa "tradução" tira totalmente a esperança daquele ladrão, indica que ele estaria no paraíso, mas não no mesmo dia. Assim são as seitas: fecham os céus, nem eles entram nem deixam entrar os que desejam: Lucas 11:52 "Ai de vós, intérpretes da Lei! Porque tomastes a chave da ciência; contudo, vós mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando."
"...Vós torceis as palavras do Deus vivo, do SENHOR dos Exércitos, o nosso Deus." Jeremias 23:36.
"Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição."II Pedro 03:16.
Vamos analisar mais algumas citações: João 20:17 "Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus."
Estes grupos utilizam desta afirmação para tentar dizer que nem mesmo Jesus teria subido ao paraíso indicando que realmente o ladrão não teria ainda entrado no paraíso.
Lembra-se da regra de interpretação? O que diz o contexto? Ora, Jesus não havia subido ao Pai ainda no corpo, visto que este havia ficado no sepulcro! Muito se enganam estes grupos ao usufruirem desta citação, visto que eles mesmos apregoam que após a morte o fôlego de vida retorna ao Pai, logo, não podem utilizar-se desta passagem sem entrarem em contradição com a doutrina por eles anunciada, visto que no mínimo, o fôlego de vida de Cristo teria subido ao Pai.
Quero apenas frisar que os grupos se contradizem e não a Bíblia, visto que de fato, o corpo de Cristo não havia subido ao Pai.
"Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo." Mateus 10:28.
Este versículo em nada defende a doutrina do sono da alma, mas refuta o mesmo, mostrando que Deus tem o poder de matar o corpo, e fazer a alma perecer (sofrer), no inferno.
Vamos agora analisar as citações ocultadas pelos grupos em estudo, por que será que eles omitem as citações a seguir?
"Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor." Filipenses 01:21-23.
Ora, se Paulo tivesse em mente ficar na sepultura aguardando até a ressurreição, seria lucro? Paulo desejava estar com Cristo, e ão estar na sepultura!
"Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor" II Coríntios 05:06.
"Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor." II Coríntios 05:08. Estar ausente no corpo, é estar presente com o Senhor, e não estar na sepultura!
"Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam." Apocalipse 06:09.
Eram pessoas mortas, porém conscientes, que estavam debaixo do altar, e não na sepultura, em plena consciência do motivo pelo qual haviam morrido, porém, não sabiam do que continuava a ocorrer debaixo do sol, ou debaixo do céu, mas lembravam-se que haviam sido mortos pelo testemunhos de Cristo, e ainda diziam:
"Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?" Apocalipse 06:10.
Pergunto: Estavam eles clamando na sepultura? No versículo seguinte, são dadas a eles uma vestidura branca e foi-lhes dito que esperassem por um pouco de tempo. Deus mandaria que fossem dadas vestiduras brancas aos mortos no sepulcro? E ainda falaria para eles esperar?
Vamos examinar rapidamente mais algumas citações para refutar o sono da alma:
"no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água" I Pedro 03:19-20.
"pois, para este fim, foi o evangelho pregado também a mortos, para que, mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam no espírito segundo Deus." I Pedro 04:06.
O Evangelho foi anunciado aos que dormem? Como poderiam eles entender se estivesse dormindo?
"Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos." Salmos 116:15.
É precioso para Deus ver seus servos morrendo e ficando somente na sepultura?
Depois da morte, seremos recebidos pelo Senhor! "Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória." Salmos 73:24.
Mateus 17:3 "E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele."
Ora, Elias havia sido arrebatado vivo, mas Moisés morreu (Deuteronômio 34:07/ Josué 01:01), como ele poderia então falado com Jesus? Quero enfatizar que Moisés falou com Jesus, não com os discípulos, não houve comunicação entre os discípulos e Moisés ou Elias: "E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele." Mateus 17:03. Os adventistas tentam manipular este fator, dizendo que Moisés havia sido arrebatado e mostram a referência de Judas 01:09 " Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda." Mas onde diz ai ou em qualquer outra citação que Moisés foi ressuscitado? Pelo contrário, ali que a disputa foi pelo corpo de Moisés!
Para finalizar, vamos examinar um trecho bíblico que mais desespera a estes grupos.
Lucas 16:19-31 "Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele. E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite."
Os dois morreram, o corpo foi para o mesmo lugar (Eclesiastes 03:19-20), mas a alma não. Eles não ficaram dormindo, o rico estava bem consciente, sabia que estava ali por não ter arrependido (Lucas 16:30), ele lembrava-se da casa de seu pai, e até da quantidade de irmãos que ele tinha (verso 25). Agora estava atormentado, e Lázaro consolado, mostrando que após a morte, é considerado o que foi feito em vida.
As testemunhas de Jeová dizem que este evento não era literal, o que não é verdade, visto que isso não era somente uma parábola, visto que Jesus começou dizendo: "Ora, havia..." Se havia, significava que eles existiam. Em nenhuma parábola contada por Jesus, nunca foi citado o nome de ninguém, nesta ocasião foi, provando que não era uma estória, mas uma história. Mas, supondo que fosse, por que Jesus teria contado isso? Seria algo somente para apavorar quem estava ouvindo-O? Estaria Jesus relatando algo que não é verdade?
Em suma: As seitas de fato estão torcendo as Escrituras e fechando o céu para os seus membros.
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!" Mateus 23:13.
A Bíblia exorta: "Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência" I Timóteo 04:01-02.
2 Coríntios 11:3 "Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo."
Hebreus 13:9 "Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram."
Escrito por Wellington Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário